A educação que recebemos tem por objetivo nos enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos. Para Émile Durkheim a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens que, para ele ainda não se encontram preparadas para a vida social. O sociólogo diz que o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela. Ele tem uma visão conservadora da educação e que ela tem por objetivo desenvolver nas crianças estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto e, somente assim seriam capazes de obter cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Seu modelo de educação não abre caminho para uma possível transformação na sociedade pois faz dos indivíduos seres incapazes de pensar por si só, sendo pacífico a tudo.
Ao contrário de Émile, Dewey mostra nos uma visão diferente do que é educar. Suas idéias são de uma educação para a transformação da sociedade ao qual cabe a escola formar um novo homem, onde haveria uma verdadeira democracia entre professor e aluno, o estudante deveria aprender vivenciando experiências, com isso a escola seria um amplo laboratório, os métodos pedagógicos e os materiais didáticos deveriam ser observados inclusive a relação estabelecida entre professor e aluno.
Para Dewey o aluno deveria através das experiências buscar soluções para os problemas e assim, somente assim, seriam cidadãos capazes de criticar, refletir, pensar, agir e estarem preparados a vida em sociedade.
Cursita: Claudete Silveira Duarte