quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Aula do dia 21/11/2009

Começamos a nossa aula com oração em agradecimento a Deus. Em seguida começamos um trabalho em grupo, onde cada grupo tinha um item para ler e falar do assunto. Depois dos grupos formados foram distribuídas às tarefas que era pra falar do Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. Todos leram seus trabalhos e apresentaram mostrando as características de cada um. Foi muito bom, desenvolver esse trabalho para uma troca de conhecimentos e opiniões baseados nos assuntos. Após o café fomos para o cinema assistir uma palestra com a Doutora Thaissa, cirurgiã dentista, sobre saúde bucal. Essa palestra foi muito importante para os nossos conhecimentos porque às vezes não damos tanta importância para o assunto e através dessa palestra ficamos mais atentos e cuidar mais da nossa saúde. Voltando para escola começamos com a leitura do módulo 12 as explicações os pratiques e reflexões a serem desenvolvidas.
Cursista: Terezinha Alves da Costa

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Independência do Brasil

É um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas pessoas morreram antes da conquista dessa independência. Tiradentes por exemplo foi executado pela coroa portuguesa na tentativa de defender essa liberdade durante o processo de inconfidência mineira.
A corte portuguesa enviou varias mensagens exigindo que D.Pedro voltasse a Portugal, porém ele recusara e pedia ao povo que lutasse pela sua independência, como os portugueses de Lisboa desejavam recolonizar o Brasil eles não gostaram da atitude tomada por D.Pedro que obrigou as tropas portuguesas a voltarem para Portugal.
Os vários setores da sociedade estavam preocupados, então o futuro imperador (D.Pedro) fez várias viagens para São Paulo e Minas Gerais para acalmá-los. Durante uma dessas viagens D.Pedro recebeu outra carta de Portugal que anulava a assembléia constituinte e mais uma vez exigia sua volta para Portugal imediatamente.
Essa noticia chegou as mãos de D.Pedro que estava próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou “Independência ou morte”, esse fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 marcando a independência do Brasil, e no mês de Dezembro ele foi declarado Imperador do Brasil.

Cursista: Claudete Silveira

sábado, 21 de novembro de 2009


Aula do dia 10 de outubro de 2009.

Conceitos fundamentais de física e biologia

Essa aula teve início com uma importante palestra do professor e mestre em física Donizete que fez-nos uma boa revisão das aulas, de física e biologia do segundo grau. Relembramos as várias formas de cálculo em física mecânica para se descobrir a velocidade e seus movimentos, grandezas, unidades de tempo, comprimento e massa, também as diferenças entre massa e peso. Assistimos ao vídeo sobre biologia, cujo tema principal foi o meio ambiente, os seres vivos cadeia alimentar e qual a importância de cada um de nós para o perfeito equilíbrio do nosso ecossistema.
Esse conteúdo foi de grande importância e conscientização para todos os Cursista e Tutores, além de relembrarmos dos tempos de escola e das provas de física dadas pelo professor Donizete que, para não perder o costume deu-nos uma provinha básica para testar nossos conhecimentos, tive a conclusão que se ela vale-se nota, teria tirado o máximo porque não errei nenhuma questão e, mais uma vez confirma se que, aquilo que realmente aprendemos jamais esquecemos.

Cursista: Claudete Silveira Duarte da Silva

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Aula do dia - 07/11/2009

Nesta aula iniciamos com a oração agradecendo por mais um dia de vitória.
Logo após a tutora formou seis grupos de quatro pessoas, e fez a dinâmica da maçã, para nós avaliar a fruta, conhecer sabor, textura, cor, tamanho, forma a fim de expressar os diferentes olhares.
No segundo momento com os grupos já formados, foi dividida uma parte da unidade para cada um, onde estudamos a Gestão da educação na legislação, na qual os grupos estudaram o texto e apresentamos em forma de teatro, onde foi filmado e colocado no nosso blog. Foi tudo de bom!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Aula do dia 26/09
Começamos fazendo oração agradecendo a Deus pela vitórias. A seguir assistimos o vídeo Nunca deixe de voar, passamos para o pátio para realizar uma dinamica. Voltamos para a sala e iniciamos a Unidade 4 sobre planejamento escolar, como é desenvolvido em nossa escola com a participação dos professores, direção e coordenação para execussão desse processo. Dentro desse conteúdo vimos também sobre os acontecimentos do do nosso município como estão sendo cumpridas as metas. Estudamos sobre ética que é um dos pontos principal dentro e fora do nosso trabalho, como levar a sério esses valores que fazem parte de nossas vidas no dia-a-dia, o nosso comportamento com as pessoas, o nosso atendimento enfim tudo que é realizado em nosso cotidiano.
Cursista: Terezinha

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

POESIA
Verde é a cor das nossas matas
Este céu cor de anil
Amarelo lembra o ouro do meu querido Brasil
Coleguinhas meus senhores, horem esta bandeira
Gritamos e jogamos flores
Viva, viva nossa Pátria brasileira.
Terezinha

Poema da independência

Oliveira Ribeiro Netto

O português veio de longe, de terras de alem- mar,
e trouxe uma cruz de sangue nas velas cor de luar.
Ele era velho, mas tinha a alma forte,
E várias vezes afrontara a morte,
Nas incursões dos mouros pelo seu país
Tinha no sangue a nobreza dos cavaleiros d’EL Rei Don Luiz.
O acaso o trouxe num veleiro,
E ele que sob a proteção dourada do cruzeiro
Uma cabocla vivia entre a folhagem,
Livre como o vento ou como o jaguar selvagem
Nas suas correrias pelo campo em fora,
Coroada de penas de tucano cor de aurora,
Os membros de bronze banhados de luz.
E ele via que a força do seu arcabuz
Era maior do que a flecha emplumada da aljava,
E por nos punhos morenos algemas de escrava.
E a cabocla, ao toque do boré,
Nas noites de luar não pode mais dançar a puracé,
E nem correr pelos bosques bravios,
Nem investir contra a fúria dos rios
Na piroga que ela governava..
O Branco dissera; Tu és minha escrava!
E o eco afirmará; escrava... escrava....
Para o português eram os melhores frutos que colhia,
As pepitas de ouro que ela descobria,
Toneladas sangrentas de pau-brasil,
Diamantes de luz e safiras de anil.
Para ele a beleza, a força, a agilidade;
A velhice dominando a mocidade.
Mas com os tempos o músculo de bronze cresceu a resistência,
Quebraram-se as cadeiras, raiara a independência!
A índia era livre, as terras de norte a sul
Eram dela! A Guanabara azul,
Os lençóis verdes dos pampas,
Os cafezais paulistas, as rampas
Recheadas de ouro das serras mineiras,
As praias do norte eriçadas de palmeiras,
Ondulações verdes de canaviais,
Quilômetros e quilômetros de cúpulas verde- amarelas de ipês e seringais,
Alvoradas vermelhas, tarde cheirando a flor,
Tudo era dela! A Liberdade!
O seu primeiro anseio de nacionalidade,
A Liberdade,o seu primeiro amor!

Suely Moreira
No dia 04/09 ás 8:00h reunimos no pátio do Centro Integrado Vera Maria de Brida, alunos , professores, coordenação, direção e cursitas do Profuncionário para apresentação do Hino Nacional e poesias apresentadas por alunos e cursistas. Foi um momento de grande respeito com a entrada das bandeiras do Estado do Brasil e do Municipio.
RELATÓRIO DA AULA DO DIA 29/08

Deu início as 7:35h da manhã do dia 29-08-2009 a palestra ministrada pelo Professor, Pedagogo Presidente do SFPMN Francisco Antonio de Aquino nas dependências do Cine Oriente cujo tema principal foi Direitos e Deveres Sociais foi abordado também a importância do Curso profuncionario os benefícios trazidos pelo curso a cada um de nós, curso este que nem todos os funcionários puderam fazer por não ter cursado o ensino médio porém espero que os demais tenham a oportunidade de fazer, pois é muito bom nos habilitar no trabalho que fazemos apesar de ganharmos pouco mais vale a pena lutar pelo que acreditamos, e espero realmente que sejamos melhor valorizados e remunerados pelos nossos chefes e por quem nos orienta no setor de trabalho, até porque falha todos nós temos, mas erramos tentando aprender com a intenção de melhorar sempre. Mencionou também os direitos dos funcionários a aposentadorias e muitas outras coisas orientou sobre as leis , que todos devemos estudá-las para entender melhor como funciona, citou as leis que estão no papel , não aprovadas e não cumpridas, falou dos repasses feitos para o setor da Educação, da crise que afetou o país e de suas consequências exemplo: o da economia a ser feita pelos setores da prefeitura,assim cabendo a nós ajudar, a colaborar com esta fase por que se não ajudarmos seremos os primeiros prejudicados, sendo esse mais de nosso dever ,porém não deixou de falar na questão dos tempos de serviços do qüinqüênio,ano Ênio, insalubridade e outros.Em seguida foi aberto espaço para ele responder as perguntas dos cursistas e dos tutores, onde ouve bastante questionamento em relação aos assuntos em pauta, o palestrante respondeu umas e outras perguntas e encerrou a palestra. Foi interessante e aprovei toda a palestra, agora cabe a nós fazer uso ou não do que nos foi dito na forma da lei , logo voltamos para as dependências da escola Médici e após o café continuamos assistir a aula com a nossa Tutora Jackeline que deu sequência ao conteúdo, ocorreu a entrega dos livros do Bloco 2, esperamos que este módulo seja tão importante quanto o outro foi e desperte em nós interesse e ânimo com ajuda de DEUS e de todos.

Suely Moreira

sexta-feira, 4 de setembro de 2009


Módulo 9 aula do dia 15-08-2009

Hoje foi a ultima aula referente ao primeiro bloco, fizemos uma boa avaliação do curso pro funcionário onde todos os alunos do curso puderam apontar os pontos positivos e os pontos negativos que encontramos, foram dadas várias sugestões de como superar os pontos julgados negativos, também debatemos sobre assuntos que mais nos chamaram a atenção ao qual eu citei o módulo 5 que falava sobre o trabalho a educação e a sociedade, pelo motivo que eu gosto muito de sociologia, e mesmo não concordando com muitas das idéias de Emile Durkhein, vejo em suas teorias grande importâncias, e seria bom se a sociedade pudesse lê-las e entendê-las como funcionam e assim entenderiam o por quê de haver muitas “anomias”, onde o mundo capitalista que diz ser democrático, prefere colocar venda nos olhos e fingir que não vê o que acontece com o outro, aumentando cada vez mais o sentimento de individualismo. Não sou socialista, sou capitalista porém, não sou cega e neste embalo a aula terminou mais gostosa, foram apontadas várias dificuldades, entre elas citei a que é levantar com as galinhas.
Depois que acabamos de comentar os vários itens apontados nessa aula, dirigimos ao cinema onde tivemos uma importante palestra com o promotor de justiça ao qual falou-nos sobre os direitos administrativos enfim, esse era o assunto do módulo 9, foram muitas as perguntas feitas a ele pelos alunos do curso que ao voltarmos para a sala de aula tivemos alguns acadêmicos do 4° ao 5° ano de direito para responder vários questionamentos de direito administrativo e do trabalho, foram tratados vários assuntos entre eles aposentadoria, salário família, abonos e benefícios, essa aula ajudou a muitos alunos do curso a esclarecer várias duvidas.
Esse primeiro bloco encerrou com esta aula cheia de pessoas satisfeitas em verem suas perguntas respondidas ou informados de quem e onde procurar as respostas daquelas que os acadêmicos não puderam sanar.


Cursista: Claudete Silveira Duarte

terça-feira, 25 de agosto de 2009

AULA DO DIA 01/08/09

Nesta aula estudamos sobre direitos e deveres de todo cidadão e as normas sociais a serem seguidas para viver em comunidade. Vimos também que tem muita coisa escrita na lei que não funciona ou funciona em parte. Como sobreviver com um salário mínimo que é um absurdo, calculando realmente não se pode viver com dignidade ganhando tão pouco. Levantamos o assunto do concurso público e como funciona em nossa escola e a diferença do concurso entre professor e administrativo. Tivemos palestras com alunos do curso de Direito que nos atendeu com muito carinho respondendo às nossas perguntas e sanando as nossas dúvidas.

Terezinha

quarta-feira, 5 de agosto de 2009





GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA ( AULA DO DIA 18/07/09


Nesta aula falamos da importância da gestão democrática para a escola e como ela deve ser, tendo como principal objetivo favorecer o melhor processo de ensino e aprendizagem para o educando e aprendiz, e melhorar os relacionamentos entre funcionários da escola, professores e educadores.
Nesse tipo de gestão todos os membros escolares e também comunidade participam das decisões que devem tomar no que se refere a escola, sugerem, opinam, expõem ideias e procuram juntos soluções para vários problemas, participam de projetos e todas as ações tomadas em conjunto tem como foco principal o aluno.
Toda gestão deve ser planejada pois visa a administração não só de coisas materiais mas, também a interação de forma positiva do grupo de pessoas que compõem a escola fazendo com que a mesma funcione como um todo, organizado, onde cada um exerce sua função fazendo parte de um mesmo corpo onde cada parte dependa umas das outras para que a tarefa seja executada com sucesso e harmonia, ou seja, a missão de educar e ser educado.
Ao terminar a aula tivemos uma linda festa julina com direito a danças, gincanas, prêmios, comidas típicas e trajes caracterizados para esse dia, foi tudo muito divertido, ganhei o primeiro lugar na corrida do ovo na colher, foi bom participar das brincadeiras, mas, melhor ainda foi ser premiada após brincar, tudo estava perfeito e inesquecível para o dia.

Cursista: Sandra Pedro da Silva - Secretária - A

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Aula do dia 04/07/09

Nesta aula foram abordados os acontecimentos cotidianos do nosso trabalho na escola Creche, a diferença dos alunos uns mais calmos outros desobedientes. Ponto de vista do diretor e dos funcionários, aceitação de ideias, sugestões para melhorar a forma de trabalhar, a valorização dos funcionários, a falta de funcionário no setor onde sobrecarrega os demais que por sua vez trabalham muito e podem adoecer no futuro, o professor que se acha mais importante que os demais funcionários sem pensar que o trabalho dele depende dos trabalhos dos outros funcionários de limpeza, a responsabilidade dos pais juntos a escola, a regra da rotina escolar diária. Houve uma dinâmica na quadra onde uns participaram fazendo parte da brincadeira e outros foram a torcida, após esse momento houve a volta para sala de aula e o término do seminário (apresentação dos grupos). Assistimos uma palestra (DVD) onde foi discutido à educação democrática, gestão escolar. Houve dinâmicas em sala sobre a conquista da educação, desafios, cotas, injustiças, investimentos, gestão escolar, disposição e inclusão.
Foram confeccionados cartazes com grupo de acordo com o setor Creche e outros temas, relacionamento interpessoal, assim contribuindo para o crescimento do grupo.
Cursista: Suely Aparecida Moreira

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Educação na perspectiva conservadora

Relatório da aula do dia 20/06/09



A educação que recebemos tem por objetivo nos enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos. Para Émile Durkheim a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens que, para ele ainda não se encontram preparadas para a vida social. O sociólogo diz que o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela. Ele tem uma visão conservadora da educação e que ela tem por objetivo desenvolver nas crianças estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto e, somente assim seriam capazes de obter cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Seu modelo de educação não abre caminho para uma possível transformação na sociedade pois faz dos indivíduos seres incapazes de pensar por si só, sendo pacífico a tudo.


Ao contrário de Émile, Dewey mostra nos uma visão diferente do que é educar. Suas idéias são de uma educação para a transformação da sociedade ao qual cabe a escola formar um novo homem, onde haveria uma verdadeira democracia entre professor e aluno, o estudante deveria aprender vivenciando experiências, com isso a escola seria um amplo laboratório, os métodos pedagógicos e os materiais didáticos deveriam ser observados inclusive a relação estabelecida entre professor e aluno.


Para Dewey o aluno deveria através das experiências buscar soluções para os problemas e assim, somente assim, seriam cidadãos capazes de criticar, refletir, pensar, agir e estarem preparados a vida em sociedade.



Cursita: Claudete Silveira Duarte

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A aula do 06/06/2009 foi muito interessante, assistimos a palestra com a professora Otacília sobre valorização do ser humano na vida profissional. Foi um assunto bastante interessante e também um aprendizado como se ter ética, harmonia e companherismo dentro do nosso trabalho. Foi muito bom rever os conceitos para poder avaliar o nosso comportamento com os alunos, os pais, os nossos colegas e as pessoas no geral. Dentro de tudo que assistimos podemos trabalhar com mais garra, poder ajudar as pessoas que estão ao nosso redor. Seria muito bom se pudessemos ter mais palestras, além de trazer benefícios é um momento de descontração saudável. Terezinha